26 de abril de 2012

O que é Firmware? Tire suas dúvidas!

Falar em aparelhos portáteis hoje, leva em conta muitos conceitos diferentes, alguns muito complexos, outros mais simples. Um desses conceitos é o Firmware, termo amplamente utilizado em eletrônica e computação atualmente. O foco deste post ficará especificamente relacionado a Firmware de aparelhos celulares, no caso, o Ch@t 335 da Samsung.

Definição de Firmware

Resumidamente, é um conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.
Firmwares estão presentes em computadores na forma de BIOS, leitores e/ou gravadores de CDs/DVDs. Também estão presentes em celulares, leitores MP3 e MP4, câmeras digitais, consoles portáteis, impressoras e virtualmente quaisquer equipamentos eletroeletrônicos da atualidade, incluindo eletrodomésticos como fornos de microondas ou lavadoras. No caso do Ch@t 335, é basicamente o 'sistema' do aparelho, gravado na memória interna do celular. Sem o firmware, nenhum dispositivo eletrônico seria capaz de executar qualquer função com precisão.

chat 335, firmware, update, gts3350, s3350

A importância de atualizar o firmware do seu aparelho

Tenho recomendado a todos ultimamente, que atualizem o firmware do seu Ch@t 335 para a versão Vivo, que não possui o problema dos travamentos no Twitter e Facebook que vem instalados no celular, tem o MSN funcional e vem com Bluetooth Messenger e Dicionário Collins (inglês/español/francês) habilitados.
Muitos se perguntam: por quê atualizar o firmware do celular? é seguro? quais são os riscos de se fazer isso? é reversível?
Um celular, como qualquer outro dispositivo eletrônico, precisa manter-se sempre atualizado, essas atualizações corrigem falhas que não haviam sido notadas quando o aparelho foi lançado, por isso a importância de se atualizar sempre que houver uma versão mais recente. É um processo relativamente seguro, quando feito corretamente. São raros os casos de celulares que tenham "morrido" ao tentar atualizar o firmware, se aconteceu foi porque a pessoa tentou fazer de forma incorreta, o que é difícil, devido à simplicidade dos programas envolvidos no processo de atualização do firmware de celulares. Não há muitos riscos, considerando que caso você tenha feito o processo de forma errada e seu celular tenha ficado com o 'sistema' corrompido e inutilizável, basta repetir o processo corretamente e tudo volta ao normal, portanto é relativamente reversível, você pode trocar de firmware quantas vezes quiser, sem danificar o aparelho, contanto que faça o processo da forma correta!

Este é o ícone que deve aparecer em seu Ch@t 335, ao conectar o celular ao pc, e apertar o asterisco, conforme o procedimento de atualização do firmware.
Não sabe qual a versão atual do firmware do seu celular Samsung? Digite na tela inicial o código: *#1234#

Links Relacionados à Firmware



Dúvidas, críticas ou sugestões?

Ou deixe seu recado aqui do lado, na Cbox >>

12 comentários:

  1. Mudando pra versão vivo do firmware, tem alguma problema pois a minha operadora é A tim ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema algum, atualizando corretamente não há diferença no funcionamento do chip, seja ele de quaisquer das 4 operadoras. ;)

      Excluir
  2. oi vc pode me ajuda eu coloquei esse codigo meu firmware é (sw ver)) i6220viil2
    ta escrito issoe eleé desbloqueado mais eu uso o chip da vivo eu qria atualizar meu firmware pra essa versão i6220vikc1 essa éaultimaversão que lanõ pro meu celular mais eu não consigo acha elee nenhum um lugar vc pode me ajudaR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não tenho mais acesso às firmwares, mas você pode procurá-las no site samfirmware.com ok? Boa sorte!

      Excluir
  3. Se eu atualizar ou trocar o Firmware Chat 335, ele aumenta a capacidade de 700 kb por aplicativos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não...não tem como resolver essa limitação no tamanho dos apps :p

      Excluir
  4. Mudando pra versão vivo do firmware, tem alguma problema pois a minha operadora é A tim ??


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema algum. Se teu celular é DESBLOQUEADO, a firmware não vai afetar o funcionamento do chip, valeu? :)

      Excluir
  5. tem algum firmware que tem o java mais potente para pegar jogos melhores ?

    ass:sutyio

    ResponderExcluir
  6. hola, soy de México, y quiero saber si los firmware que tienes, tambien le sirven a mi equipo?? porque los que pones dicen "Brasil"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Servem sim, pois possuem o idioma Espanhol entre as opções ;)

      Excluir

Este blog é um hobby mantido nas minhas horas vagas, antes de exigir qualquer coisa pense nisso. Sua opinião é sempre bem-vinda, desde que mantenha o respeito =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...